sábado, 9 de janeiro de 2010

HOLLY-DAYS


O Thanks Given para mim é completamente novo, visto que não o temos no Brasil. “Reza a lenda” que esse foi o dia em que os colonizadore se contrafernizaram com os índios para agradecer a Deus por um país livre e fértil. Hoje o TG permanece com uma aura “sagrada”, onde a maioria das familias americanas se reúne ao redor de uma farta mesa, dão as mãos e fazem orações de gratidão. Nos jornais, as igrejas divulgam suas boas ações: geralmente distribuição gratuita de toneladas de Perus (a ave símbolo da data). Este ano, esse feriado caiu numa quinta-feira, mas para minha surpresa... eles enforcam a Sexta!!! (confesso que gosto disso) – Bom.. na verdade, gostaria de falar sobre devoção... e, entre os americanos é tão grande, que eles não dormem de quinta para sexta-feira, simplesmente acampam, talvez como os antigos judeus faziam para rememorar a páscoa, só que não para comer ervas amargas ou lerem algum livro sagrado a luz de velas, os americanos do sec. XXI passam a noite em claro em frente as lojas ávidos pelas promoções. O dia de sexta-feira aqui se chama Black Friday! É talvez o dia da maior promoção do ano. Artigos eletro-eletrônicos, domésticos, roupas... Tudo com até 80% de desconto! Niguém aqui é suficientemente herege para resistir ao Black Friday. Dizem que ano passado uma pessoa morreu pisoteada na entrada de uma loja, e olha que aqui nem é a Meca.

Bom.. Nesse dia eu trabalhei. Fui com o meu chefe levar as crianças para ver a Macy’s Parade. Algo que para a maioria dos Brasileiros, acostumados com as luxuosas alegorias da Sapucaí, pode ser terrivelmente frustrante – umas bandinhas com aquelas meninas de torcida de futbol americano dançando enquanto balões gigantes de personagens de cartoon flutuam sobre nossas cabeças. Seria frustrante para mim também se não fosse por um dos balões e carrinhos a desfilarem ser da Turma do Charlie Brown (que eu amo!) com um gigante balão do Snoopy todo vestido de inverno, pronto para patinar no gelo rsrs. A parada se inicia na rua ao lado do Central Park e termina em frente a Macys da 34St, onde milhares de pessoas vindas de toda a parte dos EUA aguardam a chegada de Santa Claus debaixo de um letreiro luminoso gigante escrito: I BELIEVE. É como se fosse um “Boas-vindas” para o Natal.

Não se sabe muito bem no que os americanos acreditam. Dias antes do Natal, saí com duas amigas japonesas. Uma delas mora em Tokio e só passava as ferias aqui em NY. De repente Mari (o nome dela) me pergunta se sou cristã, ao q estranho a pergunta, por que em NY ninguem fala sobre religião... é como um “assunto proibido”, ao que respondo – sim, sou cristã, porque? Ela sorriu e disse “nada não, é que vi ali enfeites de natal e pensei: christmas – Christ...."

Bem lembrado. Sorri e concordei: sim, o Natal é uma festa cristã ;} – em minha mente: “pelo menos, should be...”.

Três semanas após o Thanks Given, chega o Natal e “já deu no New York Times” que Papai Noel nasceu em NYC! A cidade que já é normalmente cheia, fica intrafegável. Turistas do mundo inteiro vem para ver a Big Tree do Rockfeller Center, a Big Snow da quinta avenida e a Big Sale do dia 26!

Dizem que no Brasil temos muitos feriados, mas não vi muita diferença aqui. Claro, aqui os devotos de Nossa Senhora do A, do B, do C e do Ó não desfrutam de feriados, e nem se tem tantos santos como no Brasil... na verdade, outros ídolos ocupam o mais elevado lugar nos altares americanos. O consumo sem dúvida é o mais poderoso deles. Assim, o ano aqui se encerra, com 3 grandes feriados que conseguem parar a “cidade que nao dorme”, e dois deles dias santos: Thanks Given, Christmas e New Year. *O próximo promete, se não um reavivamento de qualquer fé genuína, uma oportunidade de pensar em algum outro valor que não seja o monetário.

____________________________

*January, 19. Martin Lutter King Jr. Day.